- Área: 1000 m²
- Ano: 2010
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência se localiza em San Pedro Garza García em uma área semi-arborizada recentemente urbanizada, composta por lotes de 10.000 m2 e com um estrito regulamento de construção com ênfase na proteção ecológica. Buscando inspiração no entorno, repleto de rochas e com uma interessante topografia, o projeto se desenvolve a partir de uma série de caixas que fluem entre o relevo e a vegetação do terreno. O disperso esquema é tecido em uma série de texturas e pátios isolados, trabalhando com a luz e sombra, protegendo a residência do clima extremo da região.
As necessidades do programa se organizam em um dos volumes: cada volume mantem sua independência formal dos demais ao ser coberto no exterior por mármore travertino, painéis de madeira, aço corten, u-glass e concreto aparente. A composição é regulamentada pelo padrão ortogonal no qual os volumes se conectam entre si através de corredores de vidro, tanto em paredes como no teto, que produzem um percurso pelo terreno ao mesmo tempo que se mantem resguardado o interior da residência. A solidez dos volumes é quebrada por aberturas orientadas para a cidade ou para concentrações de vegetação dentro do mesmo terreno,
A residência conta com dois estacionamentos: um de uso diário e outro para automóveis de coleção; sobre a garagem diária está localizada uma habitação para os hóspedes. Como continuidade deste volume são criados dois elementos a mais, um com os banheiros dos hóspedes e outro que abriga a sala de jantar. Junto ao acesso e anexo a sala de jantar, encontra-se, a um lado, uma sala com um pequeno auditório e terraço e, ao outro, a cozinha e um quarto de costura. Através do corredor de serviço se chega até a sala de estar familiar que também é acessada pelo corredor de vidro que conduz aos escritórios. A sala de estar dá lugar, finalmente, a um dormitório principal que conta com um anexo para receber os netos. No subsolo, ventilado e iluminado naturalmente ao aproveitar o desnível do terreno, estão as áreas de serviço e sala de máquina.
A residência funciona como um "organismo", no qual seus componentes interagem entre si para solucionar as necessidades do cliente, as restrições locais e as condições do terreno.